PanPizza de Mozzarella de Búfala e Manjericão

Existem inúmeras receitas de massa de pizza. É claro que algumas melhores do que as outras, mas o importante é saber o que cada um procura na sua massa ideal já que nenhuma receita pode ser considerada perfeita ou insuperável.  Pessoalmente não gosto tanto de massa muito fina, nem de massa crocante. Nem de pizza com um trilhão de ingredientes, nem de pizza sem molho de tomate. E não importa a situação, ou o lugar, eu só consigo comer pizza com as mãos…E com um copo de vinho…Tinto, claro…. Ei ! Eu nunca disse que eu era fácil!!!!

Essa receita de massa de pizza (nos Estados-Unidos é conhecida como pan pizza, ou deep-dish pizza) produz uma massa rica e bem úmida, com uma textura tenra e sabor mais forte do que a massa comum.  A adição de batatas na massa tem vários efeitos diretos na massa: adiciona sabor e textura ao produto final. O amido da batata retém a umidade durante o cozimento criando uma massa muito mais… bem, úmida! E por outro lado, como a batata tem menos proteína do que a farinha, menos glúten é formado resultando numa massa muito mais tenra. E finalmente, antes que meus amigos italianos horrorizados comecem a clamar contra essa suposta heresia, verifiquei  que varias receitas italianas de focaccia (prima-irmã da pizza!!) levam batatas na massa! Assim fica aqui provado que não há nenhuma deturpaçao de sistemas filosóficos, ideologias politicas, paradigmas cientificos, movimentos artisticos ou outros, nessa receita. Essa massa é simplemente deliciosa.

Ingredientes

  • 3 batatas médias, ou o equivalente a 1 1/3 copo de purê de batatas
  • 3 ½ copos de farinha de trigo
  • 1 ½ colher de sobremesa de fermento biológico seco instantâneo
  • 2 colheres de sobremesa de sal
  • 1 copo de água morna, à temperatura 40ºC.6 colheres de azeite extra-virgem + para passar na vasilha

Para o Recheio

  • 1 lata de tomates inteiros + 2 dentes de alho + 2 colheres de azeite
  • 300 gramas de mozzarella de búfala
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora


 

Modo de Preparo

  1. Para o recheio: refogue numa panelinha os dentes de alho picados em 2 colheres de azeite. Quando estiverem levemente dourados, adicione os tomates. Use uma colher de pau para quebrar os tomates e cozinhe por 20 minutos ou até o molho secar um pouco. Reserve.
  2. Numa panela pequena, cozinhe as batatas até estarem tenras. Escorra-as e deixe esfriar o tempo suficiente para poder manipulá-las. Tire a pele das batatas e esprema como para um purê. Precisamos do equivalente a 1 1/3 copo, sem apertar no copo. Descarte o resto.
  3. Na vasilha de um processador, ponha a farinha, o sal e o fermento. Com o motor funcionando, adicione a água morna até a massa formar uma bola. Adicione então o purê de batatas e 2 colheres de sopa de azeite e processe até incorporá-los na massa. Transfira a massa para uma vasilha untada com bastante azeite. A massa vai estar bem pegajosa e úmida. Vire a massa para envolvê-la toda de azeite, cubra a vasilha com filme plástico e reserve em local bem quente. A massa deve dobrar de volume (vai levar de 30 a 45 minutos).
  4. Pré-aqueça o forno a 260 º C. Ponha dentro do forno uma pedra de pizza para ela ir esquentando bem. Unte com as 4 colheres de azeite restantes uma assadeira redonda, com bordas, de 31 cm de diâmetro. Retire o filme plástico da vasilha com a massa e soque esta delicadamente. Ponha a massa numa superfície de trabalho (mármore, granito) polvilhada com um pouco de farinha. Forme um disco de aproximadamente 28 cm com a massa de. Deixe repousar por uns 10 minutos.
  5. Ponha a massa na assadeira preparada com o azeite. Com as pontas dos dedos vá abrindo a massa, criando uma borda mais alta de 2 a 3 cm. Deixe repousar 20 a 30 minutos. Depois de descançar, pique toda a massa com um garfo. Reduza a temperatura do forno para 220ºC.
  6. Ponha a assadeira com a massa em cima da pedra de pizza no forno e asse por uns 20 minutos ou até a massa começar a ficar seca e levemente dourada. Retire do forno. Ponha o molho de tomate e a mozzarella (ou outros recheios a gosto) e leve ao forno por mais 10 a 15 minutos, ou até o queijo começar a derreter. Retire de novo do forno, salpique as folhas de manjericão e bastante pimenta do reino moída na hora. Volte a massa ao forno por mais 5 minutos até o queijo começar a tostar. Retire do forno e sirva imediatamente.

 

Flávia Pantoja escreve semanalmente para o Noiteafora trazendo receitas para os verdadeiros apaixonados por comida: aqueles que sonham com comida e adoram experimentar uma nova receita. Reside no Rio de Janeiro de onde também mantém o site www.simplesmentedelicia.com.

SuaOpinião

Nenhum comentário foi encontrado para esta coluna.
Seja o primeiro a comentar este texto


Acontece

29.06 QUINTA

:: nenhum evento programado ::

30.06 SEXTA

:: nenhum evento programado ::

01.07 SÁBADO

:: nenhum evento programado ::


Cadastre-seGrátis


quem somos | condições de uso | política de privacidade | política de opiniões | política de avaliações | publicidade | anuncie seu estabelecimento | divulgue seu evento | fale conosco

 


Warning: Unknown: write failed: Disk quota exceeded (122) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/tmp) in Unknown on line 0