Ribeirão Preto conquista título de Capital Brasileira da Cultura 2010

publicada em 01.09.09

Ribeirão Preto foi eleita nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, Capital Brasileira da Cultura 2010. A cidade concorreu com Bento Gonçalves (RS), Campo Mourão (PR), Gramado (RS), Paranaguá (PR), Prados (MG), Lapa (PR), Paraty (RJ), Santo Amaro (BA) e Senador Pompeu (CE).

A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, que festejou a notícia dada pela secretária da Cultura, Adriana Silva, na tarde desta segunda-feira, destacou que esse título reflete, principalmente, a ação da comunidade ribeirão-pretana.

“Essa conquista vai muito além da prática pública, principalmente pela iniciativa dos próprios gestores. Temos instituições que fazem, há anos, trabalhos maravilhosos, sérios e da maior qualidade cultural, como as programações do SESC, que tem, além das atividades de rotinas, shows, espetáculos de teatro, o festival de blues, que já é tradicional e atrai gente do país todo”, destaca Dárcy, lembrando também da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que está na cidade há mais de 70 anos.

“Que cidade não gostaria de ter uma orquestra como a nossa, com músicos tão valorosos e gabaritados. O Cine Clube Cauim, por exemplo, há mais de 30 anos, movimenta a cidade com arte, cultura e cidadania. A Feira do Livro, embora jovem, já é conhecida internacionalmente e tem trazido para cá os maiores nome da literatura brasileira e mundial. Tem o Tanabata, Dança Ribeirão, Folia de Reis, o Coral Minaz, com sua irreverência nas montagens artísticas, entre outros. São grandes promotores de cultura. Isso só para citar alguns”, diz empolgada. A secretária da Cultura, Adriana Silva, também feliz com a premiação, salienta que Ribeirão Preto vive uma tradição cultural importante.

“Todos esses promotores e muitos outros, são responsáveis pelo titulo recebido. O argumento desta cultura é soberana. São essas entidades refletem a nosso cultura na sua melhor essência. Eles definem a cultura há muito tempo, o que só nos orgulha. E agora, esse titulo, bem trabalhado, poderá render ainda mais ações culturais e de turismo, dando ainda mais visibilidade para o município, por meio da organização organizadora da disputa”, explica Adriana Silva, secretária da Cultura.

Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora que analisou as dez candidaturas foi formada por Célio Turino, secretário de Cidadania Cultural – Ministério da Cultura, Kátia Terezinha Patrícia da Silva, coordenadora Geral de Projetos de Estruturação em Áreas Priorizadas – Ministério do Turismo, Márcia Souto, secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Ralph Justino, secretário de Cultura e Turismo de São João Del Rei, Antonio Feldmann, secretário de Cultura de Caxias do Sul, Liviomar Macatrão, secretário de Turismo de São Luís do Maranhão, Mário Vendrell, diretor Executivo da Organização Capital Brasileira da Cultura.

Ribeirão Preto é a quinta cidade a receber o título de Capital Brasileira da Cultura (CBC) após Olinda (PE) 2006, São João Del Rei (MG) 2007, Caxias do Sul (RS) 2008 e São Luís do Maranhão 2009.

A CBC é um projeto desenvolvido desde o ano 2003 pela Organização Capital Brasileira da Cultura, com o objetivo de promover e divulgar a diversidade cultural brasileira, fomentando a utilização da cultura como instrumento de desenvolvimento social e econômico. Conta com o apoio dos ministérios da Cultura e do Turismo, Bureau Internacional de Capitais Culturais, Discovery Networks, SESC SP e do Banco da Amazônia, na edição de 2009.


quem somos | condições de uso | política de privacidade | política de opiniões | política de avaliações | publicidade | anuncie seu estabelecimento | divulgue seu evento | fale conosco